As festas religiosas são uma forma de manifestar as crenças e devoção populares pelos santos de culto, através de missas e procissões nas festas realizadas em sua honra. No entanto, também há a parte profana da festa que se caracteriza através da música, danças e comes e bebes. A população do Arquipélago dos Açores parece ter um espírito ainda mais vincado, talvez pelas catástrofes com que sempre se deparou, manifestando-o com formas do passado e que ainda perduram.
Na freguesia da Conceição tem lugar várias festas e romarias durante o ano, que vale a pena assistir. A grandiosa festa, a 8 de Dezembro, em honra da sua padroeira Nossa Senhora da Conceição e também as festividades no primeiro Domingo de Agosto de cada ano, onde se realiza uma tradicional procissão do Coração de Jesus que percorre as principais ruas d da freguesia. A semana cultural, promovida pela Junta de Freguesia, na primeira semana de Dezembro, culminando com o dia da Freguesia, 8 de Dezembro, tem sido um dos grandes eventos culturais da freguesia. Pode-se assistir a várias exposições, colóquios, palestras e homenagens públicas a figuras que se têm distinguido nesta terra, não esquecendo os grandes momentos de música clássica e contemporânea.
Outra das tradições desta freguesia são os Romeiros da Quaresma, que todos os anos saem da freguesia e percorrem todas as igrejas de São Miguel, no sentido dos ponteiros do relógio, chefiados por um mestre e rezando junto das igrejas e capelas. Esta romaria remonta ao período em que a atividade sísmica se faz sentir, com grande incidência na Ilha de São Miguel e a população encontrou esta forma, como a melhor de pedir proteção e exorcizar o seu medo.
Nas grandes Festas do Espírito Santo, de origem medieval (século XIII), que se realizam depois da Páscoa, fazem distribuição de sopas típicas do Espírito Santo a todos os habitantes e visitantes.
A procissão do Senhor Santo Cristo dos Terceiros realiza-se no primeiro domingo da Quaresma, assinalando o início daquela importante quadra do calendário cristão.
Festas da Freguesia
- Festa de Nossa Senhora da Conceição
- Festa do Sagrado Coração de Jesus
- Festival do Monte Verde
- Demonstrações de Maios (1º Maio)
- Festas do Divino Espírito Santo
- Cantar às Estrelas
- Procissão do Senhor dos Terceiros
Ao longo do ano também são levadas a cabo outras iniciativas que já se tornaram tradicionais. Por exemplo, o concurso dos presépios e o Pai Natal, que percorre as ruas alguns dias antes do Natal, oferecendo prendas às crianças.
Outra componente importante das tradições, são os jogos tradicionais. Eram jogados no passado, como tentativa de aliviar e esquecer o duro trabalho rural. Eram uma forma de convívio e de diversão.
Assim, ainda permanecem vivos na memória dos menos novos e até ainda são praticados na freguesia.
Aqui ficam alguns exemplos:
Jogo do Eixo
Neste jogo podem participar seis a oito jogadores. Um jogador fica dobrado e os outros vão saltando por cima dele com as pernas abertas dizendo:
Um à bananeira
Dois à catatumba
Três aberta, fechada ou mista
Quatro rás ca parta
Cinco Maria do Brinco
Seis panela do tio Zé Reis
Sete canivete
Oito biscoito
Nove já não chove
Dez não molhes os pés
Onze os sinos da capela são de bronze
O jogo termina quando todos saltam e conseguem ganhar sem perder uma única vez. Caso perca fica esse dobrado. O objectivo deste jogo é saltar por cima do outro jogador sem cair e chegar ao final sem perder uma única vez.
Jogo do Pião
O jogo consiste em enrolar a guita no pião, deve-se enrolar de cima para baixo, até ao meio do pião. Depois pega-se na pontinha da guita e atira-se ao chão. Podem-se fazer várias habilidades com o pião, nomeadamente apanhar o pião a rodar e mantê-lo na palma da mão e colocá-lo no chão sempre rodando.
